POLÍTICA DE GESTÃO

A Ancestra Industria Gráfica assume um compromisso global, visando a Qualidade dos seus Produtos e Serviços, formalizado através da sua Política, com o objectivo de alcançar a Satisfação dos Clientes.
A articulação da estrutura da empresa com o rigor dos processos e com a criatividade, a actualização e o envolvimento de todos os colaboradores possibilitam a manutenção de elevados níveis de Satisfação junto dos seus Clientes. Neste sentido, cada um dos colaboradores tem um papel activo a desempenhar no quadro das suas actividades específicas, contribuindo para o sucesso da empresa.

A Gerência compromete-se a providenciar os recursos necessários para a implementação desta Política, com vista a uma gestão eficaz da Organização, assente nos seguintes princípios:

1. A Qualidade dos Produtos e Serviços, cumprindo todos os requisitos legais, internos e do cliente, é uma responsabilidade de todos os colaboradores e subcontratados, de forma a promover a Satisfação plena do Cliente;

2. Incentivar a participação dos colaboradores nos processos de melhoria da Qualidade, promovendo a capacidade de iniciativa, o trabalho de equipa e a formação profissional;

3. Promover a Melhoria Contínua dos processos, produtos e serviços, avaliando o desempenho através da revisão periódica dos Objectivos e Metas estabelecidos para as suas actividades, nomeadamente nas áreas da qualidade, ambiente, segurança, responsabilidade da cadeia florestal e higiene e saúde no trabalho.

4. Identificar com clareza e satisfazer integralmente as necessidades e expectativas dos clientes em relação aos produtos e serviços;

5. Desenvolver uma cultura de qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho na Ancestra, fomentando o esclarecimento e formação dos colaboradores, para que estes efectuem as actividades de forma responsável;

6. Estabelecer uma relação de partilha e confiança com os seus fornecedores;

7. Aplicar as melhores técnicas disponíveis de matérias primas e tecnologias mais eficientes, tendo em conta a perspectiva do ciclo de vida do produto, para minimizar os impactes ambientais associados aos seus processos e prevenir a poluição.

8. Reduzir e controlar os riscos, com o objectivo de prevenir incidentes e doenças profissionais;

9. Cumprir com os Princípios e Direitos Fundamentais constantes na Declaração da Organização Internacional do Trabalho;

10. Cumprir com todos os requisitos legais, regulamentares, normativos e outros que a Ancestra subscreva;

11. Desenvolver a comunicação como forma de melhorar a capacidade de criar valor;

12. Implementar e manter os requisitos da Avaliação de Risco da Ancestra de acordo com a norma ISO/IEC 27001 e com a segurança de informação do negócio.

12. Implementar e manter os requisitos da Avaliação de Risco da Ancestra de acordo com a norma ISO/IEC 27001 e com a segurança de informação do negócio.

A Gerência da Ancestra assegura o cumprimento desta política, garantindo que todos os colaboradores da empresa a conhecem e estão empenhados na sua implementação.

Política de Gestão da Segurança da Informação

Neste âmbito, a Gerência assume como compromissos os seguintes objectivos estratégicos de segurança da informação:

1. Considerar a informação e os sistemas que a suportam como activos estratégicos, manifestando assim a sua determinação em alcançar os níveis de segurança necessários para garantir a sua protecção, quanto à Autenticação, Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade e Auditabilidade.

2. Criar um Comité de Segurança da Informação que gere todas as directrizes que permitam preservar, salvaguardar e proteger a segurança dos activos de informação, melhorando a qualidade e valorizando os serviços que prestamos aos nossos clientes.

3. Promover a implementação dos níveis de segurança apropriados que permitam proteger tanto os recursos dos sistemas de informação como a informação processada, armazenada ou transmitida pelos mesmos. Assegurando o cumprimento da legislação vigente nesta matéria, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação, assim como, gerir os incidentes de segurança que possam afectar a mesma.

4. Promover acções de formação e consciencialização sobre segurança da informação dirigidas a todos os colaboradores, garantindo a difusão e a boa execução da presente política de segurança, assim como os documentos que a compõem.

5. Criar um Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI) fundamentado em standards internacionais e códigos de boas práticas, para identificar, quantificar, prioritizar e tratar os riscos, de modo, a avaliar e rever o desenvolvimento da Política de Segurança da Informação como marco de definição das directrizes básicas de segurança.

6. Garantir a existência dos mecanismos necessários que assegurem a continuidade das actividades críticas da organização mesmo que contingências graves afectem os sistemas de informação, permitindo a recuperação dos mesmos num período de tempo aceitável.

Todos os colaboradores da Ancestra incluindo os colaboradores externos, estão obrigados a conhecer, respeitar e fazer cumprir dentro do seu âmbito de responsabilidade as medidas de segurança estabelecidas para a protecção da informação. O acesso à informação e aos sistemas de informação estará condicionada à adesão a esta Política. O seu incumprimento poderá acarretar medidas disciplinares oportunas, ou seja, responsabilidades legais.